Friday, June 4, 2010

Procurando uma creche.

Sim procurando, porque o verbo ESCOLHER aqui não se aplica. Existem 2 tipos de creches, as "publicas" subsidiadas pelo governo, e que custam CAN$7 o dia, ou as particulares que variam de $25 à $65/dia, sendo as do governo bem melhores em termos de espaço e infraestrutura. Em cada uma delas existem as "escolinhas" nos mesmos moldes do Brasil e as que eles chama de "meio familiar", uma pessoa que abre uma "creche" dentro da sua própria casa pra cuidar de crianças. O governo tem um regulamento para isso logicamente, mas de qq forma eu nunca gostei deste modelo... Então desde que engravidei, já aconselhada por todos, coloquei o nome do meu bebê na lista de espera para as "escolinhas"+"publicas" sabendo que o negócio era mesmo demorado. BEM, hoje a minha filha já tem mais de um ano e AINDA não conseguiu uma vaga. Perto do seu aniversário de 1 ano, vendo que não ia rolar mesmo, fui atrás de uma escola particular. MEU DEUS que coisa mais difícil! No bairro em que morávamos não havia muitas opções (leia-se 2) e mesmo assim custavam $60/dia e NAO havia vaga... "mas podemos colocá-lá na lista de espera para o ano que vem senhora" CLARO!! COMO SE ISSO FOSSE SOLUÇÃO!
Acabei encontrando um lugar pra ela numa creche legalzinha que estava abrindo (pura sorte!) e portanto recebendo novas crianças, DO OUTRO LADO DA CIDADE e que custa $45! No dia em que cheguei la era praticamente a última vaga! Tivemos que nos MUDAR, procurar novo apartamento, fazer mudança, quebrar contrato, toda aquela história... Era isso ou deixar a Isabela na casa (normalmente fedida, pequena e escura) de uma mulher qq rsrsrs PODE?? Tudo porque o governo regula absolutamente tudo e quer evitar aquela velha história de "quem tem mais dinheiro tem mais e melhor" acho até ótima a intenção mas PERALÁ! Que dificuldade!!!

ps.1: faz 1 mês que nos mudamos e fui aqui ao lado numa creche pública saber sobre a lista de espera. Segundo a mulher que me atendeu ela tem 3MIL crianças na lista, a cada ano entram 20 (façam a conta!) e adicionou "Há crianças que NUNCA são chamadas Madame...." porque ao completar 5 anos ela já entram em outro tipo de estabelecimento.
ps.2: sabendo de tudo isso o governo oferece ajuda financeira para pagar a creche particular, sendo esta proporcional a sua renda familiar. AAAAhhh bom... hahahah

2 comments:

  1. Eu nao sabia que vcs tinham mudado Gra!! Poxa que pena... deixaram de ser nossos vizinhos!! rsrs
    Amei seu blog!

    ReplyDelete
  2. pois eh! menina la nao tinha creche! depois mando fotos da casa nova. bjao!

    ReplyDelete